segunda-feira, 20 de agosto de 2012

II Mostra do Samba em Irará: "Cultura Popular sustenta a sociedade"

A caravana da II Mostra do Samba de Roda chega, sem desânimo, à sua última parada: Irará, domingo, 19/8. O dia começou com oficinas de dança e música, na Comunidade Quilombo da Olaria. Com a participação do grupo de Carimbó Tio Milico (Pará), do grupo de Coco de Roda de Novo Quilombo a oficina foi encerrada em clima de confraternização.


No início da tarde as atividades foram retomadas na Sede da Filarmônica 25 de Dezembro. Todos reunidos para para mais uma tarde de conversa. O tema do dia foi Arte e Cultura popular - Caminhos e encontros de criação estética.

As abordagens, a julgar pelo currículo dos palestrantes, foram amplas e diversificadas. Bule-Bule fez referência à falta de percepção que existe por parte de muitos pesquisadores quanto a descrição da expressão coreográfica das músicas. Katharina Dhoring, curadora dessa II Mostra do Samba, fez a abertura e coordenou as apresentações na mesa.

O fotógrafo Adenor Gondim, a partir de slides com fotos da Caminhada Axé, falou da importância da identidade visual na divulgação dos trabalhos com grupos e expressões da cultura popular. Sérgio Ramos ou Cabelera, da Secretaria de Cultura de Irará, exaltou a relevância da cultura popular como sustentáculo da sociedade. E o histpriador Henrique Sampaio apresentou o trabalho que está desenvolvendo com os grupos de coco na Paraíba.

O DJ Tudo parte da interação entre imagem e som. Mostrou trechos do DVD que está lançando “Nos quintais do Mundo Melhor - DJ Tudo e sua gente de todo lugar” para demonstrar como o seu trabalho é baseado na estética contemporânea, do mix e remix e totalmente influenciado pela cultura popular. Ele apresentou também o site Mundo Melhor.

Ao final das discussões, todos foram juntos para a praça Pedro Nogueira, onde estavam acontecendo as apresentações do Lindro Amor de São Cosme e São Damião, Grupo Espermacete (Camaçari), Raízes de Tocos, Coco Novo Quilombo (PB) e o Carimbó do Pará.

A noite chegou e o samba continuou. O encerrameto da II Mostra do Samba de Roda do Recôncavo Baiano foi feito em grande estilo: na roda. E, como já dissemos, o samba não termina. Salve a todos os sambadores e sambadeiras. Já estamos aguardando as novidades da III Mostra do Samba de Roda do Recôncavo Baiano.

Texto de Scheilla Gumes a partir de notas de Fred Aylandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário